U1

U1 BOOK TRAILER

LEIA AQUI MESMO NO BLOG, E AGORA, AS PRIMEIRAS PÁGINAS DO LIVRO (U1) UNIVERSO 1:

BLOG DE RECIFE — PERNAMBUCO — BRASIL

BLOG DE RECIFE — PERNAMBUCO — BRASIL

Postagem em destaque

A HISTÓRIA DAS MÁQUINAS DE MOVIMENTO PERPÉTUO (LINKS INTERESSANTÍSSIMOS)

VARIAÇÃO DA RODA DESEQUILIBRADA GIF ENCONTRADO NO SITE: http://www.e-farsas.com/video-mostra-maquinas-que-nao-gastam-energia-mot...

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O FENÔMENO FÍSICO (ÓPTICO) DAS MIRAGENS

FONTE DA FOTO ACIMA: http://www.brasilescola.com/fisica/miragem.htm



Também chamado de espelhismo, miragem é um fenômeno óptico que ocorre com muita frequência em dias ensolarados, principalmente nas estradas ou nas paisagens desérticas, mas também ocorre em alto mar. As miragens podem ocorrer em diferentes condições, formando vários tipos de imagem. Elas são causadas pelo desvio de luz refletida pelo objeto, desvio esse denominado de fenômeno da refração, ou seja, a miragem é um fenômeno físico real.

O termo miragem vem da expressão francesa se mirer que quer dizer mirar-se, ver-se no espelho. Em dias muito quentes forma-se uma camada de ar mais quente junto ao solo. O ar quente, por ser menos denso, fica sobre o ar frio. Como os raios luminosos se propagam mais rapidamente no ar quente, estes, ao passar pelo ar quente, se curvam para cima. O cérebro humano, no entanto, só intercepta os raios de luz que percorrem uma trajetória retilínea, assim sendo, visualizamos o objeto refletido e invertido, dando a impressão que, no caso da nossa gravura, o navio está de cabeça para baixo.
Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola


GENTE, SEGUE ABAIXO LINKS IMPERDÍVEIS E IMPRESSIONANTES SOBRE MIRAGENS. NÃO DEIXEM DE CONFERIR E ESPERO QUE GOSTEM. ABRAÇO E ÓTIMA TARDE A TODOS. (BIOJARLA, EM 20/11/2013)





Sorprendente!! - Ciudad aparece de la nada a orillas de un rio en China

Físicos russos descobrem fórmula da miragem:










Nenhum comentário:

Postar um comentário