U1

U1 BOOK TRAILER

LEIA AQUI MESMO NO BLOG, E AGORA, AS PRIMEIRAS PÁGINAS DO LIVRO (U1) UNIVERSO 1:

BLOG DE RECIFE — PERNAMBUCO — BRASIL

BLOG DE RECIFE — PERNAMBUCO — BRASIL

Postagem em destaque

A HISTÓRIA DAS MÁQUINAS DE MOVIMENTO PERPÉTUO (LINKS INTERESSANTÍSSIMOS)

VARIAÇÃO DA RODA DESEQUILIBRADA GIF ENCONTRADO NO SITE: http://www.e-farsas.com/video-mostra-maquinas-que-nao-gastam-energia-mot...

domingo, 9 de junho de 2013

Escrevendo e publicando um livro com gastos mínimos possíveis e as dificuldades para conseguir apoio e divulgação (um relato pessoal do autor Jarlilson Ricardo). (PARTE 6 - FINAL)



 (((ESCRITO POR JARLILSON RICARDO (BIOJARLA), EM 27/05/2013.)))



PARTE 6 (FINAL)


Finalmente chegamos à última e sexta parte desta série de posts (6 partes) meus sobre “Como escrever e publicar um livro com gastos mínimos possíveis e as dificuldades para conseguir apoio e divulgação, e vamos abordar nesta parte final as dificuldades para conseguir apoio e divulgação para sua maravilhosa obra; seu livro.
Pois bem... Para um escritor/a ainda desconhecido/a e, claro, momentaneamente sem grana, são brutalmente (isto mesmo, acho esta palavra muito conveniente) e bruscamente desestimulantes (neste ponto que comento agora, no meu caso, verdadeiramente, as dificuldades foram em maioria, enormes) a obtenção de apoio e divulgação para o seu livro. Sem papas na língua, direi mesmo “tudo” que eu obtive como experiência ao escrever o meu 1º livro, nestes pontos, nesta parte final desta série de 6 posts, onde eu viso com isto “só” o intuito de deixar disponível on line uma totalmente grátis, sincera e útil, acho eu, fonte de informações sobre esta temática em questão, e que, sinceramente, aqui para nós... Ta difícil alguém encontrar este tipo de informação por aí e ainda mais de forma totalmente gratuita. E para início de conversa, saibam que não irei conversar mole não... (por sinal nem gosto disto... Vou direito ao que interessa) Saibam que as melhores formas “gratuitas” de obtermos apoio e divulgação são (saibam logo de cara que, como este post se trata de uma situação de um escritor/a totalmente e momentaneamente sem grana, a importante e “em alguns casos” “cara” noite de lançamento e autógrafos (por conta própria de um autor independente) da sua belíssima obra, não vai ser focada neste post):

* A difícil e cansativa busca do apoio dos amigos blogueiros, mas que é de fundamental importância esta busca: querem a verdade quanto a isto...? Sem frescura...? A verdade é que a “grande maioria” dos blogueiros que apresentam um nível altíssimo de seguidores não vai dar a mínima para você, sua obra, e o seu pedido de ajuda para divulgar seu livro, mas, “claro!”... rsss Neste tipo de blogueiro totalmente indisposto a ajudar de coração escritores iniciantes, existem os... rss Que mudam toda a conversa se você soltar um graninha extra para eles divulgarem sua maravilhosa obra (e eu totalmente não aconselho isto; mas a palavra final e a ação vai ser sua mesmo; eu aconselho muito cuidado por aí neste ponto) e... Than! Than!... "Claro também!" Existem as exceções, graças a Deus! Eles! Eles quem...? Pown meu, rss Os “almas salvas”, kkkkk. Existem sim os raros e importantíssimos blogueiros (alguns, de forma incrível, mesmo sem te conhecer de forma alguma, dão a maior ajuda a sua obra). Mas, resumindo... A verdade é que existem sim estes blogueiros que ajudam de coração e sem nenhum tipo de frescura, os livros dos novos escritores, porém o problema é que são raríssimos e... Sem dúvidas! Temos que ir à busca deles sim! São importantíssimos para nós. Portanto, se você não agiu quanto a isto... Mão a obra! Vamos! Corra já para a internet e comece agora mesmo a sua incansável busca pela descoberta destes nossos raros e ainda ocultos verdadeiros amigos blogueiros. O conselho que eu dou agora neste ponto é que você não pode se abater de forma alguma com os "provavelmente muitos" “Nãooosss!!!” rsss, que você irá receber de resposta ou... "Claro!" rsss Você nem irá receber resposta de alguns mesmo (nenhum tipo de resposta); 

* Tente divulgar-se em sites importantes do gênero literário, como SKOOB, entre outros; tente também obter resenhas para o seu livro, mas, cuidado com isto e procure pessoas sérias e de boa índole que possam fazer uma "sincera" resenha para a sua obra (no meu caso, sendo uma resenha positiva ou negativa, mas, sendo "sincera", divulgo-a totalmente e com prazer) (Eu pessoalmente não curto resenhas, mas, como é também a "ondinha" (e que eu acho, sinceramente, ridículo e incoveniente como é abordada na atualidade) dos sites literários por aí agora, é bom o novo escritor entrar nesta chata "ondinha" aí. E a verdade sobre isto é que está atrapalhando de "alguma" forma muitos novos escritores com obras sérias por aí e que ficam em desvantagem com os escritores de renome, ou os que investem em resenhas pagas e caros serviços de pessoas profissionais do ramo e que aí sabem mais praticamente como conseguir rápido um ótimo retorno de divulgação da obra do escritor que o contratou.

* Crie um blog para o seu livro: ou, caso já tenha um blog, divulgue seu livro no seu blog (e, claro, pedindo sempre o apoio dos amigos para ajudar, e olhe que até mesmo a ajuda de amigos seus que você “conhece” pessoalmente, é difícil; até mesmo dificuldades com apoio de “alguns familiares”, esta é a verdade, doa em quem doer; tente não se abater com isto e... “vamo que vamo!”);

* Um ponto dificílimo (no meu caso), mas, que realmente e de forma importantíssima, temos de correr atrás (torna-se mais difícil ainda se for de forma gratuita): a busca de apoio em rádios, tv e jornais. Sinceramente, eu ainda não consegui isto e em nome meu e dos demais amigos escritores que almejam ou almejarão um dia isto, peço aos profissionais de rádio, tv e imprensa, que olhem mais para “nós todos”, os novos escritores nacionais brasileiros e “sem grana”, rsss, e escritores estes seriamente comprometidos com a qualidade da fantástica literatura nacional brasileira, e nos ajudem até mesmo com a ajuda “mínima” (que nem isto nós temos).

Pois é isto meus amigos... Finalmente estou concluindo a última parte desta série de 6 post intitulado “Escrevendo e publicando um livro com gastos mínimos possíveis e as dificuldades para conseguir apoio e divulgação (um relato pessoal do autor Jarlilson Ricardo). Espero que tenham gostado e, como já deu para notar, o que não falta nestes textos é sinceridade e força de vontade para informar aos meu amigos desta vastidão do mundo on line, estejam eles onde eles estiverem. Claro que existem muito mais pontos sobre o tema e eu poderia falar muito mais coisa e me aprofundar muito, mas, como se trata de uma série de posts para um blog, o que eu tenho para repassar aos amigos, por enquanto, é só isto. Espero que tenham gostado e que estes textos sejam proveitosos e ajudem muita gente por aí neste mundão afora. Abraço a todos. (por JARLILSON RICARDO (BIOJARLA), EM 09/06/2013)




Nenhum comentário:

Postar um comentário