U1

U1 BOOK TRAILER

LEIA AQUI MESMO NO BLOG, E AGORA, AS PRIMEIRAS PÁGINAS DO LIVRO (U1) UNIVERSO 1:

BLOG DE RECIFE — PERNAMBUCO — BRASIL

BLOG DE RECIFE — PERNAMBUCO — BRASIL

Postagem em destaque

A HISTÓRIA DAS MÁQUINAS DE MOVIMENTO PERPÉTUO (LINKS INTERESSANTÍSSIMOS)

VARIAÇÃO DA RODA DESEQUILIBRADA GIF ENCONTRADO NO SITE: http://www.e-farsas.com/video-mostra-maquinas-que-nao-gastam-energia-mot...

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

UM DOS DINOSSAUROS QUE VIVERAM NO TERRITÓRIO BRASILEIRO (GONDWANATITAN — UM GIGANTE HERBÍVORO)

FONTE: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=23&sid=9

Por: WAGNER OLIVEIRA



Gondwanatitan


Os dinos herbívoros encontrados no Brasil também eram bem crescidinhos. Pense num caminhão de oito metros de comprimento e carroceria de pouco mais de dois metros de altura. Ou num bicho do tamanho de três elefantes e bem mais corpulento. Pois estas eram as medidas de Gondwanatitan faustoi, descoberto no interior de São Paulo. O nome homenageia o paleontólogo Fausto Cunha, do Museu Nacional do Rio de Janeiro, que em meados da década de 80 desenterrou os restos do animal, juntamente com o pesquisador José Suarez. Gondwana foi a grande massa de terra que, milhões de anos atrás, na pré-história, abrigava todos os continentes do Hemisfério Sul do planeta e a Índia. Titãs eram gigantes da mitologia grega e é uma referência às dimensões do animal.
Os pesquisadores desenterraram mais de metade do que um dia foi o esqueleto que sustentava o animal. Foram recuperadas 24 vértebras da cauda, púbis, úmeros, tíbias, ossos das patas traseiras, várias costelas, vértebras que davam sustentação ao longo pescoço e vários outras partes do corpo. Todos os ossos pertenceram a um mesmo animal.
As pesquisas em Icnologia - o estudo das pegadas deixadas pelos dinossauros - são outro instrumento ampliador do conhecimento sobre nossos carnívoros e herbívoros. Em Souza, na Paraíba, os dinos carnívoros deixaram várias pistas e pegadas. Como os grandes dentes serrilhados, suas pegadas, reconhecíveis pela característica pisada com a pata de três dedos, são como impressões digitais deixadas no solo para mostrar que um dia eles passaram por ali.
Por tudo isso, o capítulo dinossauros, na pré-história brasileira, tem tudo para entrar nos roteiros de Hollywood.


Nenhum comentário:

Postar um comentário