U1

U1 BOOK TRAILER

LEIA AQUI MESMO NO BLOG, E AGORA, AS PRIMEIRAS PÁGINAS DO LIVRO (U1) UNIVERSO 1:

BLOG DE RECIFE — PERNAMBUCO — BRASIL

BLOG DE RECIFE — PERNAMBUCO — BRASIL

Postagem em destaque

A HISTÓRIA DAS MÁQUINAS DE MOVIMENTO PERPÉTUO (LINKS INTERESSANTÍSSIMOS)

VARIAÇÃO DA RODA DESEQUILIBRADA GIF ENCONTRADO NO SITE: http://www.e-farsas.com/video-mostra-maquinas-que-nao-gastam-energia-mot...

terça-feira, 23 de agosto de 2011

BIOLOGIA: PIRANHAS (AS FAMINTAS E SANGUINÁRIAS DOS RIOS).

ESCRITO EM 23/08/2011 POR JARLILSON RICARDO (BIOJARLA), BIÓLOGO FORMADO PELA UFRPE.

Tamanho é documento...? Na natureza do planeta Terra, em relação aos seres vivos, pode-se falar que realmente isto é relativo para alguns seres; depende do ponto de vista. Vamos entender este meu raciocínio...? Vamos lá então...
"Ao seguirem o meu raciocínio", existem vários exemplos de animais na natureza, onde poderíamos analisar isto. Só para citar alguns, lembro-me aqui das abelhas, formigas, cupins, etc, Mas... Vamos tomar como exemplo o caso do peixe chamado Piranha ok?

                          FOTO DA INTERNET, ENCONTRADA VASTAMENTE EM VÁRIOS SITES E BLOGS.



O posicionamento, o relacionamento dos dentes e o conjunto das estruturas faciais resultando realmente em uma fisionomia agressiva.

As piranhas são peixes geralmente de portes pequenos (existem espécies com tamanhos maiores (a maior atinge 40 cm)), carnívoros, muito vorazes e na maioria das vezes, são rápidas. São um dos vários habitantes de alguns rios da América do Sul. Elas normalmente atacam quando são estimuladas (um exemplo: sangue). Eu observei vasculhando por livros e internet, que as piranhas tem a capacidade de sentir o cheiro de uma gota de sangue em 200 litros de água. Algumas piranhas são canibais; outras não. Mas, todas possuem comportamento agressivo. A maior parte delas vivem em cardumes.
(ESTE TRECHO AQUI É DA WIKIPÉDIA: As piranhas são parentes próximos dos Pacus e são facilmente confundidos quando pequenos.)

FOTO DA WIKIPÉDIA

Então... para concluir o meu raciocínio: As piranhas, mesmos quando vistas só observando um exemplar (um só peixe, mesmo sendo um exemplar único de uma das menores espécies de piranhas), provocam (até mesmo para biólogos experientes com elas, mesmo eles afirmando que não (no íntimo eles sabem que eu estou certo)) uma certa atenção especial em "alguns casos" e "situações" (atenção extrema no manuseio, coleta de espécimes, etc.). Então... São realmente temidas individualmente também, apesar de ser um peixe altamente de porte pequeno e de algumas espécies não viverem em cardume. Mas.... Noto que parece que o meio televisivo está proporcionando com o decorrer do tempo, um novo conceito para os peixes piranhas, onde, através de filmes, documentários focando a violência deste animal, noto que de uns tempos para cá, vem surgindo uma nova "ENTIDADE" gigantesca, melhor dizendo e explicando isto, parece que hoje em dia, o próprio cardume de piranhas é encarado por algumas pessoas, como um ser monstruoso e não mais como um grupo de peixes; parece até que devido a estes filmes, documentários, na mente de alguns, ao chegar o termo piranha, já vem em mente um ser monstruoso, horripilante, sanguinário e enorme (cardume).
Para quem não sabe, os peixes piranhas são importantíssimos para o equilíbrio ecológico do ambiente dos rios.
Claro que também, raramente, provocam problemas que podemos considerar de "saúde pública", nas regiões de rios onde a população tem costume de tomar banho (ataques em algumas pessoas), fazendo com que as autoridades locais tomem medidas rápidas e eficientes (o que pode demorar um pouco em alguns casos, até que os governantes façam algo).

VÍDEO DO YOUTUBE, NO LINK: http://www.youtube.com/watch?v=FYg4QvrnBB0



(((((ATENÇÃO: NÃO RECOMENDO O VÍDEO A SEGUIR PARA PESSOAS MUITO SENSÍVEIS (É UM VÍDEO DE UM CARDUME DE PIRANHAS ATACANDO UM RATO DENTRO DE UM AQUÁRIO EM ALGUM LUGAR POR AÍ PELO MUNDO (NÃO SEI ONDE OCORREU))))). PORTANTO, DEIXO SÓ DE AVISO AQUI, E, SÓ POSTO ESTE VÍDEO AQUI NO MEU BLOG SÓ COM O ÚNICO PROPÓSITO DA INFORMAÇÃO (NESTE CASO, INFORMAR COMO AS PIRANHAS AGEM COM EFICIÊNCIA EM CARDUMES E COM FEROCIDADES MORTAIS).

VÍDEO DO YOUTUBE, NO LINK: http://www.youtube.com/watch?v=00GMf-TxXp0

Hoje em dia, com a computação gráfica aliada as mentes dos escritores, diretores e mestres em efeitos especiais, o cinema surpreende com cenas extremamente muito fantasiosas como estas do vídeo a seguir, do recente filme "PIRANHA 3D":
VÍDEO DO YOUTUBE, NO LINK: http://www.youtube.com/watch?v=NdMO51GaTMs

Nenhum comentário:

Postar um comentário