U1

U1 BOOK TRAILER

LEIA AQUI MESMO NO BLOG, E AGORA, AS PRIMEIRAS PÁGINAS DO LIVRO (U1) UNIVERSO 1:

BLOG DE RECIFE — PERNAMBUCO — BRASIL

BLOG DE RECIFE — PERNAMBUCO — BRASIL

Postagem em destaque

A HISTÓRIA DAS MÁQUINAS DE MOVIMENTO PERPÉTUO (LINKS INTERESSANTÍSSIMOS)

VARIAÇÃO DA RODA DESEQUILIBRADA GIF ENCONTRADO NO SITE: http://www.e-farsas.com/video-mostra-maquinas-que-nao-gastam-energia-mot...

quinta-feira, 16 de junho de 2011

BIOLOGIA: AS ARANHAS MAIS TEMIDAS DO BRASIL (ESCRITO EM 14/06/2011 POR JARLILSON RICARDO (BIOJARLA), BIÓLOGO FORMADO PELA UFRPE).

Lembro-me dos filmes aterrorizantes que eu assistia antigamente. Muitos destes filmes tinham a temática entomológica e também a temática aracnídea como foco do terror. Estes tipos de filmes normalmente mostravam enormes insetos sanguinários e também venenosas, furiosas e mortais aranhas (algumas vezes aranhas gigantes, rs) (ainda posso me lembrar até do nome de alguns destes filmes até hoje, como “Invasão Mortal”, “Aracnofobia”, “A invasão das aranhas Gigantes”, etc...). Em relação às aranhas na vida real, na vida da natureza do planeta Terra, observamos que não é preciso ser uma aranha gigante (monstruosa) para ser altamente temida por todos. Ao contrário, aqui no nosso belíssimo Brasil (fauna e flora exuberante), as aranhas mais temidas são relativamente pequenas em relação ao seu tamanho, mas, grandiosamente venenosas e algumas com venenos poderosos e algumas vezes mortais. Descrevo agora ("ATENÇÃO": A MAIORIA DAS DESCRIÇÕES QUE EU DIVULGO AQUI, TOMEI COMO BASE FONTES QUE SERÃO CITADAS POR MIM QUANDO UTILIZÁ-LAS), superficialmente, só para curiosidade mesmo (deixarei alguns link no final para quem se interessar mais sobre o assunto), sobre as cinco aranhas mais temidas do Brasil (uma das que eu descreverei é também considerada “A MAIS VENENOSA DO MUNDO” — PELA EDIÇÃO 2007 DO GUINNESS):

*** ARANHA DE JARDIM (CONHECIDA TAMBÉM COMO ARANHA DE GRAMA OU TARÂNTULA).
NOME CIENTÍFICO: (Lycosa sp)

Photograph copyright: ozwildlife

COR: ACINZENTADA OU MARROM;
PÊLOS VERMELHOS PERTO DE FERRÕES;
TAMANHO: ATINGE ATÉ 5 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO (INCLUINDO AS PERNAS) (O CORPO ATINGE DE 2 A 3 CM);
MANCHA ESCURA EM FORMA DE SETA SOBRE O CORPO;
HABITAT: GRAMADOS, RESIDÊNCIAS; PRATICAMENTE ENCONTRADA NO BRASIL EM TODAS AS REGIÕES;
TAXA DE ACIDENTES FREQUENTES, SEM GRAVIDADE, NÃO NECESSITANDO DE TRATAMENTO COM SORO.
SÓ POR CURIOSIDADE: “HISTORICAMENTE”, A FAMOSA “DANÇA TARANTELA”, A ORIGEM DO NOME DESSA DANÇA, DERIVA-SE DO NOME DA CIDADE DE TARANTO (SUL DA ITÁLIA), ASSIM COMO OS NOMES “TARANTISMO, TARENTISMO, OU TARANTULISMO”, QUE ERA O ESTADO CONVULSIVO ATRIBUÍDO AS PESSOAS PICADAS PELA TARÂNTULA (Lycosa tarentula), ARANHA MUITO COMUM NA EUROPA OCIDENTAL. SEGUNDO A CRENÇA POPULAR, ESSAS PESSOAS, DEVIDO A INDUÇÃO DA TOXINA DA PICADA, DANÇAVAM FRENETICAMENTE, DAÍ O NOME “TARANTELLA" (EM ITALIANO).
AS TARÂNTULAS, HOJE EM DIA, NA MODERNIDADE, ESTÃO SENDO COBIÇADAS POR ALGUMAS PESSOAS, COMO ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO.

*** ARANHA ARMADEIRA (TAMBÉM CONHECIDA COMO ARANHA-MACACO E ARANHA-DE-BANANEIRA “BANANA-SPIDER”).
NOME CIENTÍFICO: (Phoneutria sp)
LI NO LIVRO "ACÚLEOS QUE MATAM", LÁ NA UNIVERSIDADE, UM RELATO IMPRESSIONANTE DE UMA ARMADEIRA FEROZ QUE ATACOU UM MORADOR AO ABRIR A PORTA E SE DEPARAR COM ELA. A DANADA TENTOU FEROZMENTE O ATINGIR, MESMO DEPOIS DE SER JOGADA PARA BEM LONGE COM UM CHUTE; VOLTOU E TENTOU ATACAR O CARA NOVAMENTE. FICO PENSANDO SE ISTO REALMENTE ACONTECEU, RSSS.

video
AS ARANHAS ARMADEIRAS POSSUEM COR CINZA OU CASTANHO ESCURO E PELOS CURTOS NO CORPO E NAS PERNAS. PRÓXIMO AOS FERRÕES OS PELOS SÃO VERMELHOS. QUANDO ADULTAS, CHEGAM A ATINGIR ATÉ 17 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO (INCLUINDO AS PERNAS). O CORPO TEM DE 4 A 5 CENTÍMETROS. NÃO FAZEM TEIAS, SÃO ERRANTES E SOLITÁRIAS, PODENDO SER ENCONTRADAS EM LOCAIS ESCUROS, VEGETAÇÃO (CACHO DE BANANAS, POR EXEMPLO). PODEM ENTRAR POR DEBAIXO DAS PORTAS DAS RESIDÊNCIAS, ESCONDENDO-SE DENTRO DE CALÇADOS.
GERALMENTE À NOITE SAEM PARA CAÇAR. SÃO MUITO AGRESSIVAS E ASSUMEM POSTURA AMEAÇADORA, "ARMANDO O BOTE", DE ONDE VEM O SEU NOME. SÃO COMUNS OS ACIDENTES, PODENDO SER GRAVES PARA CRIANÇAS MENORES DE 7 ANOS. O SINTOMA PREDOMINANTE É UMA DOR INTENSA NO LOCAL DA PICADA. O TRATAMENTO EM GERAL CONSISTE DE APLICAÇÃO LOCAL DE ANESTÉSICO E, EM ALGUNS CASOS GRAVES, DE APLICAÇÃO DE SORO ANTIARACNÍDEO. FONTE: www.butantan.gov.br
*** ARANHA VIÚVA NEGRA
NOME CIENTÍFICO: (Latrodectus sp)
Latrodectus sp. (viúva negra)
FOTO DA INTERNET

POSSUI COR PRETA, COM MANCHAS VERMELHAS NO ABDÔMEN E ÀS VEZES NAS PERNAS. SÃO ARANHAS PEQUENAS: A FÊMEA TEM DE 2.5 A 3 CENTÍMETROS (O CORPO COM 1 A 1.5 CENTÍMETROS) E O MACHO É DE 3 A 4 VEZES MENOR. VIVEM EM TEIAS QUE CONSTROEM SOB VEGETAÇÃO RASTEIRA, EM ARBUSTOS, PLANTAS DE PRAIA, BARRANCOS, ETC., EM LUGARES ESCUROS. CONHECE-SE NO BRASIL APENAS ALGUNS ACIDENTES DE PEQUENA E MÉDIA GRAVIDADE, NÃO SE PRODUZINDO SORO CONTRA AS ESPÉCIES BRASILEIRAS.
AS ARANHAS QUE CONSTROEM TEIAS AÉREAS DE FORMA GEOMÉTRICA (CIRCULAR, TRIANGULAR, ETC.), COMO AS ESPÉCIES DE Nephila E OUTRAS, NÃO OFERECEM PERIGO, MESMO QUANDO SÃO DE TAMANHO GRANDE. FONTE: www.butantan.gov.br

ATENÇÃO GALERA: O NOME VIÚVA NEGRA PROVÉM DO FATO DE NESTE TIPO DE ARANHA, A FÊMEA GERALMENTE DEVORAR O MACHO APÓS A CÓPULA.
A VIÚVA-NEGRA-AMERICANA TAMBÉM É CONHECIDA PELO NOME DE ARANHA-DO-LINHO. OS SINTOMAS DA PICADA COSTUMAM APARECER ENTRE 40 A 60 MINUTOS APÓS O ATAQUE E SE CARACTERIZAM POR SUDORESE (ELIMINAÇÃO EXCESSIVA DE SUOR NAS GLÂNDULAS E PERDA DE CALOR), DOR LOCAL INTENSA, DOR NO ABDÔMEM E EM CASOS GRAVES, CHOQUE. (FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vi%C3%BAva-negra).
ATENÇÃO: A SUA PICADA É MUTAS VEZES FATAL.

*** ARANHAS CARANGUEJEIRAS ( DIVERSOS GÊNEROS) (Mygalomorphae)
AS CARANGUEJEIRAS SÃO ARANHAS GERALMENTE GRANDES, COM PÊLOS COMPRIDOS NAS PERNAS E NO ABDÔMEN. EMBORA SEJAM MUITO TEMIDAS, OS ACIDENTES COM ELAS SÃO RAROS E SEM GRAVIDADE, E POR ISSO NÃO SE PRODUZ SORO CONTRA SEU VENENO (FONTE: www.butantan.gov.br).

*** ARANHA MARROM



NOME CIENTÍFICO: (Loxosceles sp)





FOTO DA INTERNET

ATENÇÃO: MUITOS CONSIDERAM QUE A ARANHA MARROM É A ARANHA MAIS VENENOSA DO BRASIL (ESTE FATO EU ESCUTEI MUITO NO MEU TEMPO DE UNIVERSIDADE, MAS, A ARANHA ARMADEIRA, PELO QUE ESTOU VENDO PELA INTERNET, JÁ FOI ATÉ CONSIDERADA A ARANHA MAIS VENENOSA DO MUNDO?).


De cor marrom amarelada, sem manchas, abdômen em forma de caroço de azeitona, atinge de 3 a 4cm incluindo as pernas. Vive em teias irregulares que constrói em tijolos, telhas, cantos de parede. Não é agressiva e os acidentes são raros mas, em geral, graves. Os primeiros sintomas de envenenamento são uma sensação de queimadura e formação de bolhas e escurecimento da pele no local da picada. É encontrada em várias regiões do país, principalmente no Estado de Santa Catarina. ( FONTE: INSTITUTO BUTANTÃ).
Tratamento: o tratamento é feito com soro aracnídico ou antiloxoscélico.
NUMA AULA QUE TIVE, NA UFRPE, UMA PROFESSORA INFORMOU-ME QUE UM ACIDENTE QUE É MUITO OBSERVADO EM CASOS COM A ARANHA MARROM, É QUANDO AO CALÇAR-MOS SAPATOS, A DANADA ESTÁ LÁ DENTRO DOS SAPATOS, ENTÃO, ATENÇÃO AÍ OK GALERA, CUIDADO COM ESTE FATO QUE EU COMENTO (CUSTA NADA DÁ UMA OLHADINHA DENTRO DO SAPATO NÃO É? DÁ UMA SACUDIDA NOS SAPATOS POW, RS). SEGUNDO ESTA MINHA PROFESSORA, NESTES CASOS AO CALÇARMOS SAPATOS, A ARANHA MARROM SÓ CONSEGUE INOCULAR O VENENO DELA PELAS QUELÍCERAS, PORQUE AO PISAR-MOS NELA, ESPREMEMOS A DANADA E ELA, MESMO SEM FAMA DE NÃO AGRESSIVA, A ESTE MODO, REALMENTE INOCULA O VENENO DELA.
ATENÇÃO! ATENÇÃO! QUEM GOSTOU DESTE ASSUNTO, EU RECOMENDO A VOCÊS ESTES LINKS AQUI (((NÃO DEIXEM DE CONFERIR, POIS O ASSUNTO É DETALHADO MAIS A FUNDO))):


2 comentários:

  1. Sobre a aranha marrom e a armadeira, o que acontece é o seguinte:
    Até onde sei, a Loxosceles é a aranha com o veneno mais potente no Brasil, em termos de casos agudos, etc. A Phoneutria não é a aranha mais "venenosa" do mundo e sim a mais perigosa (se não me engano é considerada a mais perigosa até hoje. Acho que ganha até da A. robustos.)
    O que classifica a aranha mais perigosa nã é simplesmente a peçonha e sim um geral. Potência da peçonha, periculosidade, agressividade...
    A Loxosceles, mesmo que possua o veneno mais potente, não é agressiva e só pica quando pressionada. Já a Phoneutria pode atacar ao simples movimento que você faça ao lado dela. Fora isso, dizem que ela salta a até 1,5 metros de altura e tem facilidade para picar. Logo, isto a torna muito mais perigosa do que a Loxosceles.

    Então: Ter o veneno mais potente não significa ser a aranha mais perigosa.

    Espero ter esclarecido.
    (Não vi a data em que você postou.)

    ResponderExcluir
  2. Maurício, obrigado por comentar. Valeu pelo seu valioso comentário. Abraço.

    ResponderExcluir